Quem sou eu

Minha foto
RS, Brazil
Professora de História Aposentada 30 anos de atividade em sala de aula.

domingo, 15 de maio de 2011

BLOGAGEM COLETIVA-FASES DA VIDA-ADOLESCÊNCIA

BLOGAGEM COLETIVA-

POR QUE OS ADOLESCENTES SÃO TÃO REVOLTADOS COM OS ADULTOS?

 ADOLESCÊNCIA E IDENTIDADE_
   Adolescência fase do desenvolvimento humano que marca a passagem entre a infância e a idade adulta.è caracterizada por alterações físicas,mental e social.este período se estende dos 12 aos 18 anos, conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente.no Brasil.
Quando começa a formação da identidade do jovem este passa por várias modificações;
A descriçaõ de si mesmo se passa num contexto cada vez mais diferente.O adolescente se vê como tímido diante de pessoas do outro sexo, mas são auto confiante diante de amigos e colegas.
A auto imagem real( como eu sou) e a ideal (como gostaria de ser),entram em choque.Esta identificação está cada vez mais presente na formação da sua identidade.Por consequência os adolescentes aprendem cada vez mais  a se verem pelos olhos dos outros.
O jovem tem entre o EU real e EU ideal as expectativas do que os outros,principalmente os adultos.ACHAM COMOELES DEVE SER.
Isto gera conflitos de interesses,levando o jovem ao estreasse e dependendo do ambiente em que vivem,eles correm o risco de terem problemas psicológicos,como anorexia,bulimia,dependecia química e desinteresse pelo ensino.Por isso este período de transição é tão importante,que o jovem tenha uma boa educação,uma família constituída e principalmente bons amigos,pois estes últimos são os que tem mais importância na formação da identidade do seu amigo e vice-versa.
Como vivemos numa sociedade consumista, isto se reflete diretamente na formação do adolescente.Fámilias sem condições ecômicas de sobrevivência,colocam seus filhos adolescente no trabalho braçal ou outros tipo de trabalho,ocasionando o afastamento deste jovem da escola.Ele então perde a formação continuada de sua identidade e na sua formação como cidadão.

13 comentários:

orvalho do ceu disse...

Olá, querida
"Na ternura de um amanhecer,
Eu observei a beleza do orvalho".
(Sandra)

Gostei mujito da abordagem do EU REAL.. só vim apriofundar o Tema em uqestão na fse madura... e como!!!
Tive que tirar cascalhos... pedregulhos... camadas de tintas... um sufoco!!!
Mas, hoje em dia, meu EU REAL está vivo... e sonha cada vez mais!!!

"...é o molhar do orvalho quem vê meus passos...
é minha vida me chamando pra viver"
( Fractais de Calu)

Tenha um excelente Domingo de paz e alegria.
Bj com gosto de adolescência (o lado bom dela).

Gina disse...

Vera,
Essa fase é um divisor de águas. Concordo que a família e os amigos têm papel decisivo na formação do adolescente.
Seguimos aprendendo a cada dia e é um grande bem que levamos pela vida afora.
Bom finalzinho de domingo!

AnaCristina disse...

parabens pela postagem! tambem estou nela:
http://anacristinap.blogspot.com/2011/05/blogagem-coletiva-fases-da-vida.html#comments
bjo

Maria Luiza disse...

Linda essa sua abordagem sobre a fase tão perigosa atualmente com toda a transformação ocorrida no mundo. Antigamente era menos preocupante.Prabéns! Bjbjbj!

orvalho do ceu disse...

Querida, já sigo vc só que no ítem seguir acima da página inicial foi só assim que consegui...
Bjs

Zilda Santiago disse...

Excelente o texto sobre as mudanças no adolescer!!!Bjs no coração.

Minha participação está no blog Rumos Libertadores: http://rumoslibertadores.blogspot.com
Comente e concorra a um livro pela loteria federal ,até o dia 28/05,A SUA ESCOLHA!!SE QUISER SEGUIR,POOOOOOOOOODE!!!!E EU AGRADEÇO!!!

Rachel disse...

Olá Vera, gostei muito de sua abordagem em relação as mudanças na adolescência para a fase adulta e de como isso está mais perigoso hoje em dia, e de como é importante a presença da família nisso tudo!
Bjuss!!!

Bel Alves disse...

Sem uma família constiuída é muito difícil, pois os "não" são importantes nesta fase.
Paz e bem

RUTE disse...

É mesmo,
o adolescente se sente timido com o outro sexo, mas confiante perante os do mesmo sexo.
E revoltado com os adultos...
Porque será que os adolescentes olham para os adultos como "inimigos"? Porque têm mais poder de ação e decisão do que eles? Pode ser...
Beijinhos,
Rute

Leninha Brandão disse...

Olá Vera!Cheguei ao seu blog através do Josú Barroso e estou adorando tudo que já li.Concordo que durante o período de transição que é a adolescência,a família é um poderoso esteio para estes jovens.Uma boa formação moral se refletirá no comportamento nesta e nas demais fases da vida.
Me identifiquei com seus pensamentos e com seu modo de encarar a vida...venha me conhecer também.Já estou lhe seguindo,tá?
Bjsssss,Leninha.

Denise Carreiro disse...

Fico muito triste ao ver os jovens de hoje, com poucas possibilidades de trabalho e educação. O ensino formal não responde as necessidades atuais, as escolas estão arcaicas frente ao progresso no mundo das relações virtuais.

Luma Rosa disse...

Pensando com meus botões sobre a pergunta do título que também poderia ser "Por que os adultos são tão revoltados com os adolescentes?"
Acho que teria uma melhora significativa nas relações, se os adultos compreendessem essa fase, por que é mais fácil para ele que já passou por ela resgatar essa fase e se lembrar de tudo que a envolve. Mas daí que surgem os conflitos, porque muitos adultos ressentidos com a vida, descarregam nos filhos adolescentes todas as suas incapacidades. A pior coisa que alguém pode escutar é "Eu te alertei, mas você fez do seu modo" - mas acredito que pior que isso é o adolescente se sentir "perdido" em um mundo em que não existe compreensão e para isso existir, as pessoas precisam amar mais!
Boa semana! Beijus,

Ilaine disse...

Oi, Vera! Venho lá da Bel e encontrei aqui este lindo blog. Muito interessante a sua reflexão. Além de linda, a adolescência é também cheia de conflitos.

Beijo