Quem sou eu

Minha foto
RS, Brazil
Professora de História Aposentada 30 anos de atividade em sala de aula.

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

TUDO TÃO VAGO- Poema de Mario Quintana

                                                     
                                                        NOSSA SENHORA
                                                       NA BEIRA DO RIO 
                                                       LAVANDO OS PANINHOS
                                                       DO BENTO FILHINHO

                                                       SÃO JOÃO ESTENDIA
                                                       SÃO JOSÉ ENXUGAVA
                                                       E O MENINO CHORAVA
                                                       DO FRIO QUE FAZIA

                                                       DORME CRIANÇA
                                                       DORME MEU AMOR
                                                       QUE O FRIO QUE CORTA
                                                       DÁ  TALHO SEM DOR.

Tudo tão vago.........Sei que havia um rio......
Um choro aflito......Alguém cantou,no entanto.....
E ao monótono embalo do acalanto
O choro pouco a pouco se extinguiu

O menino  dormira.....mas o canto
Natural como as águas prosseguiu.....
E ia purificando como um rio
Meu coração que enegrecera tanto.....

E era a voz que eu ouvi um pequenino........
E era Maria, junto à correnteza
Lavando as roupas do Jesus menino....

Eras ...tu que ao me ver neste abandono,
Daí do Céu cantava com certeza
Para embalar ainda uma vez meu sono!..

Mario Quintana nascido em Alegrete,RS em 1906.Figura em inúmeras antologias nacionais e estrangeiras,em livros escolares,em dicionários de literatura.Gravou discos com poemas.Detentor de vários prêmios literários.
Alguns livros de poesia; A RUA DOS CATAVENTOS.;BAÚ DE ESPANTOS.
.entre outros,,,,,,,

4 comentários:

Élys disse...

Um lindo e terno poema de Mário Quintana.
Beijos

ensinoregular disse...

Èlys,obrigado pela visita e pelo comentário deste texto.Estou respondendo ´por aqui,pois não estou conseguindo postar comentários nos blogs amigos.Abraços

Maria Luiza disse...

Que graça de poema! Esse eu não conhecia, aliás muitos e muitos ainda estão mme esperando. Que bom! haverá sempre umasurpresa me aguardando! Bjbj!

Professor Gadomski disse...

Olá professora. Em primeiro lugar agradeço por seguir meu blog. Lindo poema do Quintana. Espero podermos trocar experiências, pois também comecei a seguir "Escola e Comunidade", ora, na Escola também tem "Janela". Um grande abraço, professora, e sucesso! Peço aos seus seguidores para darem uma olhadinha na minha "Janela" http://professorgadomski.blogspot.com