Quem sou eu

Minha foto
RS, Brazil
Professora de História Aposentada 30 anos de atividade em sala de aula.

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

"INDEPENDÊNCIA OU MORTE"-SERÁ?

Quando estudamos ou ensinamos sobre a Independência do Brasil nos vem a mente o famoso quadro sobre o grito de independência do Brasil as margens do riacho do Ipiranga em 7 de Setembro de 1822,com a famosa frase de D. Pedro "Independência ou morte"  SERÁ?..........
Como podemos interpretar o verdadeiro significado histórico da independência do Brasil? Este fato histórico do 7 de Setembro de 1822,não foi um fato isolado de D. Pedro mas vários outros acontecimentos que geraram as crises econômicas do Antigo Sistema Colonial,como as revoltas de emancipação ocorrido por todo o país no final do século XVIII,
A proclamação da independência do Brasil,ficou restringida à esfera política,não alterando em nada a realidade sócio-econômica da população, pois manteve as mesmas características do período colonial.
Então como aconteceu esta independência?????
A aristocracia rural foi quem encaminhou em grande parte o processo de independência,cuidando para não afetar seus privilégios,como as grandes fazendas e a manutenção de seus escravos.A independência aconteceu de uma forma vertical,tendo a preocupação em manter a unidade nacional,representada pela figura de D. Pedro e conciliar as crises dentro da  própria elite rural,deixando de lado os setores mais baixos da sociedade representados por trabalhadores pobres e pelos escravos.
Quando D. Pedro foi coroado e proclamado Imperador do Brasil constitucional,era dado o inicio do império brasileiro.
Com a independência não aconteceu a ruptura com o processo de nossa história colonial.Os privilégios aristocráticos permaneceram inalterados.
Quando D. João VI voltou para Portugal,queria levar com ele se filho o príncipe D. Pedro,a aristocracia entrou em pânico,pois com a volta da corte para Portugal,poderia acontecer no Brasil,os movimentos de independências generalizados como acontecera no resto da América Latina.Era preciso que D. Pedro ficasse e desse apoio,aos aristocratas e em sua volta fosse proclamada a Independência,unindo o povo e afastando as rebeliões.
O "Sete de Setembro" foi a consolidação de uma ruptura política,que já começara a 14 anos a traz com a abertura dos portos em 1808.

Bibliografia- Inciclopédia-O Globo
                    Livros de História do Brasil

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

A CAMINHADA AO LONGO DA VIDA



MINHA CAMINHADA

Ao longo da minha caminhada,meu destino teve uma direção,por isso sempre medi meus passas,prestei atenção no que fazia para minha caminhada ser a mais tranquila possível,mas nunca me iludi com o animo e o vigor da juventude porque chegará o dia em que meus pés não terão mais tanta força,e se  cansarão pelo caminho.Porém se eu tiver alguém me auxiliando,terei forças para continuar..Durante esta caminhada procurei sorrir mas também lembrar que existem os que choram,e que deve não ofende-los pois um dia chegará a minha vez de chorar,mas nunca me deixe dominar pela desesperança,mas entendi que o sofrimento é que iguala a todos nós,Durante esta caminhada aprendi que sozinha ela seria mais rápida,mas muito vazia,pois precisamos do auxilio de nossos parentes,amigos e principalmente de Deus,para achar a direção certa do caminho.
Minha caminhada me trouxe a felicidade de viver e com certeza serviu de inspiração a todos aqueles que me acompanharam nesta jornada.
Na plenitude da minha felicidade,cada dia que passa,representa uma vida inteira.,cada experiência melhora,sabendo que Deus está comigo,caminhando ao meu lado.Tenho a certeza que estou seguindo em direção ao verdadeiro bem.