Quem sou eu

Minha foto
RS, Brazil
Professora de História Aposentada 30 anos de atividade em sala de aula.

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

"INDEPENDÊNCIA OU MORTE"-SERÁ?

Quando estudamos ou ensinamos sobre a Independência do Brasil nos vem a mente o famoso quadro sobre o grito de independência do Brasil as margens do riacho do Ipiranga em 7 de Setembro de 1822,com a famosa frase de D. Pedro "Independência ou morte"  SERÁ?..........
Como podemos interpretar o verdadeiro significado histórico da independência do Brasil? Este fato histórico do 7 de Setembro de 1822,não foi um fato isolado de D. Pedro mas vários outros acontecimentos que geraram as crises econômicas do Antigo Sistema Colonial,como as revoltas de emancipação ocorrido por todo o país no final do século XVIII,
A proclamação da independência do Brasil,ficou restringida à esfera política,não alterando em nada a realidade sócio-econômica da população, pois manteve as mesmas características do período colonial.
Então como aconteceu esta independência?????
A aristocracia rural foi quem encaminhou em grande parte o processo de independência,cuidando para não afetar seus privilégios,como as grandes fazendas e a manutenção de seus escravos.A independência aconteceu de uma forma vertical,tendo a preocupação em manter a unidade nacional,representada pela figura de D. Pedro e conciliar as crises dentro da  própria elite rural,deixando de lado os setores mais baixos da sociedade representados por trabalhadores pobres e pelos escravos.
Quando D. Pedro foi coroado e proclamado Imperador do Brasil constitucional,era dado o inicio do império brasileiro.
Com a independência não aconteceu a ruptura com o processo de nossa história colonial.Os privilégios aristocráticos permaneceram inalterados.
Quando D. João VI voltou para Portugal,queria levar com ele se filho o príncipe D. Pedro,a aristocracia entrou em pânico,pois com a volta da corte para Portugal,poderia acontecer no Brasil,os movimentos de independências generalizados como acontecera no resto da América Latina.Era preciso que D. Pedro ficasse e desse apoio,aos aristocratas e em sua volta fosse proclamada a Independência,unindo o povo e afastando as rebeliões.
O "Sete de Setembro" foi a consolidação de uma ruptura política,que já começara a 14 anos a traz com a abertura dos portos em 1808.

Bibliografia- Inciclopédia-O Globo
                    Livros de História do Brasil

Nenhum comentário: