Quem sou eu

Minha foto
RS, Brazil
Professora de História Aposentada 30 anos de atividade em sala de aula.

sexta-feira, 15 de abril de 2011

BLOGAGEM COLETIVA-FASES DE VIDA-INFANCIA

INFÂNCIA
Este texto faz parte da blogagem coletiva proposta pelo Publicar para Compartilha.

A INFÂNCIA ATRAVÉS DOS TEMPOS
O mundo da criança como hoje conhecemos,nem sempre existiu.Por séculos não houve separação entre o mundo do adulto e o da criança.As crianças não eram detentoras do direito especifico de suas individualidades.
No período do Renascimento,na idade média,nasce o sentimento da infância,junto com outros sentimentos como educação,leitura,etc.Mas este sentimento´era próprio para os filhos da classe da elite,que dispunham de meios para garantirem saúde educação e cuidados especiais.
Os filhos da classe dos pobres não gozavam deste sentimento de infância,porque seus pais precisavam de sua ajuda nas tarefas e no trabalho pesado do campo.
Nos países que adotaram a escravidão como força de trabalho (inclusive o Brasil)as crianças brancas possuíam uma infância tranquila porém para as crianças negras foi-lhes tirado o sentimento da infância,pois eram escravos de seus donos brancos.
O sentimento da infância não é o amor dos pais pela criança,mas sim um estado de espírito,pelo qual é oferecido a criança o direito de brincar,estudar.
Hoje em dia a infância  no Brasil é protegida pelo Estatuto da criança e do adolescente,cujo principal tema é garantir a criança o direito de brincar,criar em fim ser criança ter uma infância próspera para torna-lo um adulto tranquilo e responsável.Espero ter contibuido como esclarecimento da história da INFÂNCIA.


 
   

quinta-feira, 14 de abril de 2011

A DESVALORIZAÇÃO DA MULHER

Como sou uma mulher de outra geração,não consigo entender como as mulheres de hoje pecam tanto pela falta de valorização de seus corpos.São exploradas pelas revistas com fotos de nudez,( que dizem ser nu artístico),só que estão estampadas nas borracharias,nos bares etc.,pela televisão, onde aparecem como mulheres fáceis e quase sempre infiéis aos seus maridos que são conquistadas com toda a facilidade e que passam de uma cama para outra,sem nenhum pudor.As novelas então são mestras em explorar este procedimento.Os homens são os conquistadores baratos quase sempre as cantadas são de uma forma que ofende até o mais liberais.
A mulher de hoje,é claro (com execessões)se deixe levar pelo ganho fácil de ficar rica sem se preocupar se está vendendo seu corpo porém não aceitam serem chamadas de vadias,mas são piores,pois as vadias o fazem por ser seu ganha pão.As celebridades instantâneas o fazem por falta de dignidade e moral..
A prova maior desta desvalorização da mulher são os rialyt show,como o BBB,onde elas são colocadas numa vitrina para serem desejadas pelos homens do país.Na novela da Globo no horário nobre,quase todas as figurantes são retradas como mulheres fáceis,dispostas a se deixarem levar pelo libido e.uma personagem em especial, que representa uma mulher ávida de sexo( não sei como uma artista do  seu calibre  aceitou fazer um papel destes) Estes  exemplos da exploração do corpo da mulher fere a dignidade das mulheres de bem.
Possivelmente alguns vão dizer que sou careta,velha e ignorante.Prefiro ter todos estes adjetivos do que ser uma mulher fácil e sem honra.
As feministas que tanto lutaram pela liberdade política,social e económica devem estar se questionando: o porquê das mulheres desvalorizarem tanto o seu corpo?.
Fica no ar essa pergunta