Quem sou eu

Minha foto
RS, Brazil
Professora de História Aposentada 30 anos de atividade em sala de aula.

sábado, 21 de maio de 2011

PORQUE O BRASIL APÓS SUA INDEPENDÊNCIA FICOU UM SÓ TERRITÓRIO,AO CONTARIO DO RESTO DA AMÉRICA DO SUL.?

        Este texto pretende explicar de porque o Brasil possui um território grande,enquanto o restante da America do Sul,seja tão divido,  
         
 As terras brasileiras colonizadas por portugueses,teve uma unidade administrativa em seu território,impedindo sua fragamentação.Já as terras colonizadas pelos espanhóis foram divididas em quatro grandes vice-reinos,capitanias hereditárias e intendências.Embora no Brasil,Portugal  tenha criado o sistema de capitanias estas não deram certo,então o governo português,resolveu assumir diretamente o contole político e administrativo de sua colônia.Porém,nas terras espanholas a divisão administrativa funcionou muito bem,tornando-se difícil de ser revertido,após o precesso de indepêndencia de suas intendências.Mas o fator talvez mais importante responsável pela fragmentação do território  dominado pela Espanha,foi o processo de como ocorreu a independência destes teritórios,que foram feitas num contexto de guerras entre as classes governistas locais e o governo espanhol,ocasionando fragmentação de loteamento de espaço e poder.
Já no Brasil,o processo de indepêndencia,ocoreu de uma forma quase pacífica,feita pelas mãos do própio governo português através da pessoa do Imperador D. Pedro I que sob sua autoridade o Brasil ficou um só território,indivisível.

Um comentário:

Ilaine disse...

Querida Vera! Que interessante. Normalmente as independências ocorriam através de guerras. Que bom que a nossa foi de forma bem mais pacífica.

Obrigada pelo carinho no ensaios.
Beijo