Quem sou eu

Minha foto
RS, Brazil
Professora de História Aposentada 30 anos de atividade em sala de aula.

domingo, 17 de abril de 2011

SEMANA SANTA-PÁSCOA

Semana Santa,período chamado de quaresma,que começa no Domingo de Ramos e cuja celebração dá o início das solenidades dos ritos da Semana Santa para os cristãos.É o período de 7 dias que revivemos todos anos onde Jesus Cristo, viveu a "Paixão ,Morte e Ressureição de seu calvário.
Este período prepara os cristãos para a Páscoa que significa passagem da morte para vida,onde Jesus preparou a todos que o seguia,para aceitarem o que lhe fora dá a passar por seu Pai.
O Tríado Pascal é composto por quinta-feira,sexta-feira e sábado santo,culminando com a Solene Vigília Pascal.
Na quinta-feira Jesus celebrou a última ceia com seus discípulos:
Na sexta-feira começa seu julgamento,onde foi julgado culpado e foi crucificado onde sofreu por nossos pecados por 3 horas,e finalmente entregou seu espírito ao Pai.Sepultado no sepulcro de um amigo,nasceu numa gruta pobre e morreu pobre.Passou a noite e na madrugada de Domingo ressuscitou entre os mortos e subiu aos céus.
A Via Sacra é a trajetória que Jesus Cristo fez desde o Pretório,onde foi julgado até o Calvário,onde foi crucificado.Onde morreu para nos salvar.
Infelizmente a sociedade civil,passou a usar este acontecimento histórico e religioso,como uma forma de fazer comércio,haja visto que o que mais é ressaltado no Domingo de Páscoa é o coelhinho  de chocolate.
As crianças em sua grande maioria não sabe o verdadeiro significado do Domingo de Páscoa.
Este quadro representa as quatorze passagens da Via Sacra
Ressureição de Jesus Cristo

2 comentários:

Bel Alves disse...

É verdade, a maioria das crianças não entendem isso...Tanto Páscoa como Natal(Pascualinos e natalinos).Nós explicamos para nossos filhos as diferenças, até para que entendam esses dias especiais..Paz e bem

Unknown disse...

Excelente post,deveria ser espalhado para que as pessoas pudessem refletir um pouco mais.Parabéns.Abçs.