Quem sou eu

Minha foto
RS, Brazil
Professora de História Aposentada 30 anos de atividade em sala de aula.

quarta-feira, 15 de junho de 2011

BLOGAGEM COLETIVA FASES DA VIDA-JUVENTUDE

Blogagem coletiva proposta pela amiga Ruth.




                                      JUVENTUDE

      Seguindo minha linha de pensamento quando escrevi sobre o nascimento,infância e adolescencia,Irei escrever o significado historicamente do que é Juventude.
     Juventude é uma construção social e cultural,investida de valores,de soliedaridade,questionamentos,participação,etc..
     Particularmente a juventude representa para cada indivíduo uma condição provisória,não se é jovem,se está jovem.
    Biologicamente a juventude tem duas fases a pré-adolescencia e a adolescencia.A juventude começa nos 15 anos a e vai até os 29 anos,porém históricamente se deve definir o que é ser jovem ,conforme o período e a sociedade estudados.Ex; (na Idade Antiga o jovem era considerado apto a lutar deste seus 15 anos,)
   O tempo,espaço e cultura são essenciais para compreender o sentido de JUVENTUDE.Período em que seu aprendizado ocorre fora das áreas protegidas do lar,da religião.A partir dai a conversa entre seus pares,torna-se a parte importante do processo de sociabilidade.Aparecem os conflitos,para tomada de decisões,como escolher sua profissão,sua opção sexual,seus amigos,rompimento com a família.Com esses conflitos,os jovens expressam suas contradições , dúvidas de diversas formas como identidade,opiniões políticas,costumes ,roupas,girias.etc..Agem mais pela emoçaõ do que pela razão.Muita vontade de mudar o que não está legal.È arte de mudar,de inventar,para ser feliz.Daí o conceito de "juventude", como compreensão de identidade e organização e mais ainda a necessidade de caracterização de sua juventude.
     Por tanto juventude não é um período da vida, mas sim um estado de espírito


10 comentários:

Roselia Bezerra disse...

Olá, querida
Seguindo a sua linha de pensamento... me considero ainda jovem... mas com a maturidade necessária para não dar soco em ponta de faca, por exemplo...
Muito boa a sua colocação... bem fudamentada!!!


"O verde só vinga com o Orvalho de Hermon, nas Montanhas do Sião".

Que o seu dia a dia seja amortecido pela força da juventude que habita em vc!!!
Bjs juvenis e de paz

AnaCristina disse...

Um resfriadinho chato me tirou do trabalho hoje a tarde, entao vou aproveitar para visitar e comentar as coletivas! Depois da uma passadinha la na minha participacao! Bjo

Gina disse...

Quanto mais o tempo passa, mais nos apercebemos dessa realidade. Manter a alma jovem, com entusiasmo, com aspirações, é algo que se deve buscar. Pelo menos para mim não dá pra ser diferente.
Bjs.

soninha disse...

Com certeza, mas não é assim que funciona.Eu sinto-me jovem mas não vou colocar uma mini saia,por exemplo,porque não cai bem numa sexagenária assim como muitas outras coisas e atividades não me cairiam bem, muito embora eu me sinta jovem.E aí?! rs..bjinhos e paz.

AnaCristina disse...

esta aqui
http://anacristinap.blogspot.com/2011/06/blogagem-coletiva-fases-da-vida.html

Bel Alves disse...

Vera...é muito bom aprender com você..
Paz e bem

Maria Luiza disse...

Amei essa sua frase: "`a arte de mudar, de inventar para ser feliz. Pronto! É isso aí, menina. Bjbjbj!!

Denise Carreiro disse...

Juventude é a fase das maiores mudanças e da tomada de consciência das responsabilidades da vida. Casamento, filhos, trabalho, marcas dessa responsabilidade. Mas q vem com um lado ótimo: a liberdade. O sair da casa dos pais e ser dono do nosso nariz. Muita paz!

RUTE disse...

Aplaudo de pé!
juventude não é um período da vida, mas sim um estado de espírito

É a 1ªparticipação a se referir à juventude como estado de espirito. Concordo absolutamente.

Brindemos ao animo e à vontade que nunca envelhece :)
Beijinhos,
Rute

Zilda Santiago disse...

Perfeita a visão!!!Quando falei da adolesc~encia vi a juventude alí!!!Bjs no coração.Minha participação está no Rumos Libertadores!!!!