Quem sou eu

Minha foto
RS, Brazil
Professora de História Aposentada 30 anos de atividade em sala de aula.

sábado, 21 de maio de 2011

PORQUE O BRASIL APÓS SUA INDEPENDÊNCIA FICOU UM SÓ TERRITÓRIO,AO CONTARIO DO RESTO DA AMÉRICA DO SUL.?

        Este texto pretende explicar de porque o Brasil possui um território grande,enquanto o restante da America do Sul,seja tão divido,  
         
 As terras brasileiras colonizadas por portugueses,teve uma unidade administrativa em seu território,impedindo sua fragamentação.Já as terras colonizadas pelos espanhóis foram divididas em quatro grandes vice-reinos,capitanias hereditárias e intendências.Embora no Brasil,Portugal  tenha criado o sistema de capitanias estas não deram certo,então o governo português,resolveu assumir diretamente o contole político e administrativo de sua colônia.Porém,nas terras espanholas a divisão administrativa funcionou muito bem,tornando-se difícil de ser revertido,após o precesso de indepêndencia de suas intendências.Mas o fator talvez mais importante responsável pela fragmentação do território  dominado pela Espanha,foi o processo de como ocorreu a independência destes teritórios,que foram feitas num contexto de guerras entre as classes governistas locais e o governo espanhol,ocasionando fragmentação de loteamento de espaço e poder.
Já no Brasil,o processo de indepêndencia,ocoreu de uma forma quase pacífica,feita pelas mãos do própio governo português através da pessoa do Imperador D. Pedro I que sob sua autoridade o Brasil ficou um só território,indivisível.

domingo, 15 de maio de 2011

BLOGAGEM COLETIVA-FASES DA VIDA-ADOLESCÊNCIA

BLOGAGEM COLETIVA-

POR QUE OS ADOLESCENTES SÃO TÃO REVOLTADOS COM OS ADULTOS?

 ADOLESCÊNCIA E IDENTIDADE_
   Adolescência fase do desenvolvimento humano que marca a passagem entre a infância e a idade adulta.è caracterizada por alterações físicas,mental e social.este período se estende dos 12 aos 18 anos, conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente.no Brasil.
Quando começa a formação da identidade do jovem este passa por várias modificações;
A descriçaõ de si mesmo se passa num contexto cada vez mais diferente.O adolescente se vê como tímido diante de pessoas do outro sexo, mas são auto confiante diante de amigos e colegas.
A auto imagem real( como eu sou) e a ideal (como gostaria de ser),entram em choque.Esta identificação está cada vez mais presente na formação da sua identidade.Por consequência os adolescentes aprendem cada vez mais  a se verem pelos olhos dos outros.
O jovem tem entre o EU real e EU ideal as expectativas do que os outros,principalmente os adultos.ACHAM COMOELES DEVE SER.
Isto gera conflitos de interesses,levando o jovem ao estreasse e dependendo do ambiente em que vivem,eles correm o risco de terem problemas psicológicos,como anorexia,bulimia,dependecia química e desinteresse pelo ensino.Por isso este período de transição é tão importante,que o jovem tenha uma boa educação,uma família constituída e principalmente bons amigos,pois estes últimos são os que tem mais importância na formação da identidade do seu amigo e vice-versa.
Como vivemos numa sociedade consumista, isto se reflete diretamente na formação do adolescente.Fámilias sem condições ecômicas de sobrevivência,colocam seus filhos adolescente no trabalho braçal ou outros tipo de trabalho,ocasionando o afastamento deste jovem da escola.Ele então perde a formação continuada de sua identidade e na sua formação como cidadão.