INFÂNCIA |
A INFÂNCIA ATRAVÉS DOS TEMPOS
O mundo da criança como hoje conhecemos,nem sempre existiu.Por séculos não houve separação entre o mundo do adulto e o da criança.As crianças não eram detentoras do direito especifico de suas individualidades.
No período do Renascimento,na idade média,nasce o sentimento da infância,junto com outros sentimentos como educação,leitura,etc.Mas este sentimento´era próprio para os filhos da classe da elite,que dispunham de meios para garantirem saúde educação e cuidados especiais.
Os filhos da classe dos pobres não gozavam deste sentimento de infância,porque seus pais precisavam de sua ajuda nas tarefas e no trabalho pesado do campo.
Nos países que adotaram a escravidão como força de trabalho (inclusive o Brasil)as crianças brancas possuíam uma infância tranquila porém para as crianças negras foi-lhes tirado o sentimento da infância,pois eram escravos de seus donos brancos.
O sentimento da infância não é o amor dos pais pela criança,mas sim um estado de espírito,pelo qual é oferecido a criança o direito de brincar,estudar.
Hoje em dia a infância no Brasil é protegida pelo Estatuto da criança e do adolescente,cujo principal tema é garantir a criança o direito de brincar,criar em fim ser criança ter uma infância próspera para torna-lo um adulto tranquilo e responsável.Espero ter contibuido como esclarecimento da história da INFÂNCIA.